Sinal do Tsunami da Sumatra na Costa Sudeste do Brasil

Carlos A.S. França and Afranio R. de Mesquita

Department of Physical Oceanography of the University of São Paulo, Brazil

Department of Physical Oceanography of the University of São Paulo, Brazil Medidas do nível do mar na costa sudeste brasileira, entre os paralelos $20^o S$ e $30^o S$, mostram o efeito do Tsunami da Sumatra de 26 de dezembro de 2004. Dois registros de estações costeiras, uma localizada no interior do estuário de Cananéia, SP, e outra no interior da Baía da Guanabara, RJ, apresentam oscilações atingindo 20 cm de altura; um registro de uma estação exposta ao oceano aberto, em Ubatuba, SP, apresenta oscilações com até 1,2 m de altura. Essas oscilações tem período aproximado de 45 minutos, têm início entre 20 e 22 horas depois da terremoto no oceano Índico (ocorrido a 1:00 UT de 26 de dezembro de 2004) e são observadas durante dois dias.

Um modelo computacional do evento reproduz o instante de chegada dos tsunamis - ondas longas de águas rasas - na costa sudeste do Brazil; o período das oscilações modeladas é ligeiramente maior do que os observados e as amplitudes significativamente menores, provavelmente devido à baixa resolução do modelo (1/4 de grau). As grandes amplitude observadas na costa sugerem um mecanismo de amplificação dessas ondas na plataforma continental sudeste do Brasil.

Uma animação do modelo computacional para o Tsunami da Sumatra nos oceanos Índico e Atlântico pode ser visto aqui

Figure 1: Batimetria da costa sudeste do Brasil e localização das medidas do nível do mar. Inserido no mapa, uma projeção dos oceanos Atlântico e Índico onde os limites da costa sudeste é demarcada e uma estrela indica o epicentro do terremoto da Sumatra.
brazil_se

Figure 2: Nível do mar medido na costa sudeste do Brasil.
sl_tsu.gif

Figure 3: Nível do mar submetido a um filtro passa-alta (90 minutos de período de corte).
slf_tsu.gif

Figure 4: Amplitude (m) máxima da ondas do Tsunami modeladas.
tsu_hc.gif

Figure 5: Instante (horas) de chegada das ondas do Tsunami modeladas.
\begin{figure}\centerline{\hbox{ \epsfig{figure=tsu_t.ps, height=13cm} }}\end{figure}

Agradecimentos

Ao Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil por disponibilizar dados do nível do mar da Baía da Guanabara.