PROGRAMA BRASILEIRO DE MONITORAMENTO DO NÍVEL DO MAR

Frederico Corner Montenegro Bentes*
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira. - Brasil.

Introdução

 A atividade da secretaria do Programa Brasileiro de Monitoramento do Nível do Mar, está suspensa por motivos administrativos desde maio de 1998, o que prejudica os contatos que levariam à completa montagem do Programa.
 Não obstante, algumas atividades vem sendo realizadas no âmbito do projeto piloto do Estado do Rio de Janeiro pela COPPE/UFRJ. Não exatamente previstas no Programa Nacional, merecem destaque as atividades realizadas pelo IEAPM e pela Fundação de Estudos do Mar (FEMAR).
 Também é digno de nota a sugestão de junção dos Estudos do Quaternário com os estudos do nível médio, transmitido para a Secretaria pelo DG-IG/UFRJ.

Projeto Piloto do Estado do Rio de Janeiro

O Prof. Cláudio Freitas Neves (COPPE/UFRJ) com a colaboração do Prof. Geraldo Nogueira da Silva (DHN) desenvolveu e aplicou novo método de avaliação da consistência de dados maregráficos que utiliza as características de previsão da maré astronômica para o local considerado e o nível médio observado. O método, testado com êxito para as estações Ilha Fiscal (1994-1996) e Ponta da Armação (1995-1996), amplia significativamente a capacidade do programa VERALT (Sistema do Almirante Franco).
Como subproduto foi evidenciada e comprovada a qualidade do Sistema de Análise de Marés e desenvolvidos filtros de maré mais refinados do que o de Godin.

Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM)

No âmbito do projeto, ora em desenvolvimento no IEAPM, de caracterização da área oceânica entre 17o S e 28o S e até 035o W a partir da qualificação de dados físicos, químicos, de natureza do fundo e meteorológicos disponibilizados  pelo  BNDO  (DHN), foi incluída como
facilidade subsidiária a capacidade de previsão de marés a partir de constantes harmônicas cadastradas de estações maregráficas da base de marés do BNDO abrangendo a região entre o Sul da Bahia (Caravelas) e Santa Catarina (Imbituba).
A disponibilidade dos dados no IEAPM, permite sugerir que possam ser feito estudos de nível médio dentro da proposta do Programa Nacional para a área  mencionada, podendo ser estabelecida entendimentos entre os interessados dos Estados abrangidos e a Secretaria do Programa que intermediária os arranjos convenientes.

Fundação de Estudos do Mar (FEMAR)

Dentro da concepção que levou a FEMAR a organizar as bibliografias em geologia marinha, plancton e bentos da área marítima de interesse do Brasil, e como anunciado na 15a Reunião do GT do Programa Brasileiro, está em fase final de verificação de dados de estações maregráficas registradas na DHN.
Estes dados organizados num catálogo de Estações Maregráficas que apresentará as seguintes informações para cada estação:
Nome, localização, posição geográfica, organização, responsável, período de observação, nível médio, média das preamares de sigízia e de quadratura, nível médio das baixa-marés de sigízia e de quadratura, número de componentes, método de análise, classificação da maré e as principais componentes.
O esforço da FEMAR resultou na obtenção de dados de cerca de quatrocentas estações com observações por períodos maiores do que sete dias de toda a costa brasileira e ilhas oceânicas.
O catálogo tem sua prontificação prevista para o decorrer de 1999, quando estará à disposição da comunidade científica interessada em estudos relativos às marés.
A secretaria do Programa concita os pesquisadores responsáveis pela operação de estações maregráficas, como as listadas no vol2(2), 1997, da Afro-America GLOSS News a colaborarem com a FEMAR nesse empreendimento enviando os dados antes listados para a secretaria do programa que as repassará para a FEMAR.

Estudos do Quaternário e Nível Médio

Uma importante sugestão que vem ao encontro das propostas do programa como aplicação científica de elevado interesse, foi apresentada pelo Prof. Guilherme Camargo Lessa (LEC-CPPG/UFBA) e retransmitida à secretaria pelo Prof. Dieter Muehe(DG IG/UFRJ).
A sugestão é abordar nos congressos da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário o tema Ação das Marés, Processos e Efeitos das Marés na Evolução Costeira, considerando a evolução geomorfológica e sedimentológica dos sistemas costeiros sob ação das marés, sua modelagem, o exame de processos maregráficos e das alterações na costa, o gerenciamento de sistemas costeiros influenciados pelas marés e a análise de dados maregráficos e de nível médio.
O possível interesse na conexão dos dois programas pode estar no estabelecimento de um vínculo científico na zona costeira onde interagem as ações recíprocas do oceano e do continente.
_______
(*) Secretário  do  Programa  Brasileiro de Monitoramento do Nível do Mar - Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira.
Rua Kioto, 253. Arraial do Cabo, RJ.
Fax: (024) 622 1551
e-mail: ieapm@alohanet.com.br